Como Construir uma Vida Alegre do Começo ao Fim
Mesmo sendo bioeticista e psiquiatra, a autora Tia Powell não estava preparada para enfrentar os desafios que enfrentou com sua avó, e depois com sua mãe, quando ambas foram diagnosticadas com demência – além de se confrontar com a dura realidade de que suas próprias chances de desenvolver a doença pareciam grandes no futuro.
Nos Estados Unidos, cerca de 10 mil baby boomers (geração que nasceu entre 1946 - 1964) completam 65 anos todos os dias e, por volta dos 85 anos, as chances dessas pessoas terem demência se aproximam de 50%. A verdade é que não existe uma cura ou nada que possa frear a demência até hoje, ainda que as promessas da indústria farmacêutica para o medicamento ideal estejam sempre a um passo de serem alcançadas.
O objetivo da Dra. Powell com este livro é afastar o foco da discussão exclusivamente sobre a Cura e aproximá-lo também do “Cuidado” – o que podemos fazer pelas pessoas que têm demência e como manter uma jornada significativa e feliz até o fim da vida desses idosos.
Repensando a Demência é uma comovente combinação de medicina e memórias, desvendando a história não contada da demência (desde a trajetória do pioneiro médico afro-americano Solomon Carter Fuller, cuja pesquisa na virada do século XX antecipou aspectos importantes do que conhecemos hoje sobre a doença), o que ganhamos e o que perdemos com os recentes investimentos para a doença de Alzheimer, às custas de outras doenças. Ao desmistificar a demência, a Dra. Powell nos ajuda a entendê-la com a visão clara de ambos os pontos de vista, seja de um médico, seja de um cuidador ou familiar. A autora deseja que todos nós saibamos que a demência não é apenas sobre perda, mas também sobre preservar a dignidade e a esperança até o último instante.
Gostou da sugestão de leitura?
Compre o livro "Repensando a Demência" em nosso site.
Comments